O Projeto

,
   

O Projeto de Extensão Educação e Saúde Integral em Comunidades (ESIC) está vinculado à Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), foca- se no contexto da saúde na família, por meio de um conjunto de atuações educativas e ações de atenção integral em saúde, visa- se sobre tudo a mobilização dos jovens em suas comunidades. Com isso, nosso projeto constitui-se de uma rica e inovadora experiência de construção coletiva, na perspectiva da realização do trabalho em uma realidade social e ambiental.
  O grupo ESIC surgiu em 2009, após a realização do evento da saúde na comunidade do Heliópolis, localizada em uma área de 1 milhão de quadrados, no bairro do Sacomã, zona sul de São Paulo com mais 125 mil habitantes. No dia do evento foram atendidos 770 moradores, sendo 478 mulheres e 292 homens, entre 6 à 78 anos de idade, totalizando a realização de 1.400 procedimentos.
  Visto à demanda da comunidade e a necessidade dos indivíduos, a realidade social e a fragilidade do acesso aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), surgiu-se a idéia de formar uma equipe para levar a promoção e prevenção de riscos e agravos à saúde, através da informação, orientação e conscientização da saúde individual e coletiva para um grupo social, seja este, uma comunidade, uma empresa, uma casa, uma igreja ou uma escola.
  Formado um grupo que articula as ações executadas, ou seja  uma equipe interdisciplinar, temos como característica aprofundar verticalmente o conhecimento e a intervenção do aspecto individual das necessidades da saúde, contemplando simultaneamente a articulação do saber  e a ação. Consideramos que cada área é aprendida como um conjunto de atribuições e atividades, atuando na articulação de um trabalho específico.
  A atuação do projeto ESIC está relacionada à educação em Saúde e na Saúde, com a finalidade de instrumentalizar o controle de patologias crônicas e a prevenção das doenças individuais e coletivas de um determinado local. A educação em saúde foca desencadear mudanças de comportamento individual, para que a ação coletiva provoque mudanças organizacionais, capazes de beneficiar a saúde em camadas mais amplas da população.
  Neste sentido podemos resgatar os oito objetivos do Milênio apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que no Brasil são conhecidas por “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”, que visam principalmente o combate a transmissão da AIDS, Malária e outras Doenças, além de melhoria na qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente, que simultaneamente andam intercaladas em um grupo social.
  Incorporamos também neste projeto o conceito amplo da  Educação Ambiental, pois se valoriza diferentes formas de conhecimentos seja individual ou coletiva, de forma que estimulam a solidariedade, igualdade, respeito, direitos humanos, através de estratégias democráticas e interação entre as culturas.
  Dessa forma, nos pautamos nos princípios da Carta Terra que aponta: Reconhecer os ignorados, proteger os vulneráveis, servir àqueles que sofrem e habilitá-los a desenvolverem suas capacidades e alcançarem suas aspirações; Fortalecer as famílias e Honrar e apoiar os jovens das nossas comunidades, habilitando-os a cumprir seu papel essencial na criação de sociedades sustentáveis.
  Ademais, estamos de acordo com o contexto do SUS, onde a Lei 8080 de 19 de setembro do ano de 1990 rege os princípios éticos e doutrinários do nosso sistema em relação ao atendimento do paciente.
  Assim, temos como objetivos deste projeto a melhoria da qualidade de vida e maior consciência e sensibilização de conduta pessoal e societária com a finalidade de transformar e criar novos estilos vida atendendo ás necessidades básicas de saúde para todos, contemplando o ser humano em sua totalidade, na saúde e no ambiente no seu processo de construção dinâmico e permanente.
[Fechar]
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul é uma instituição de ensino superior municipal pluricurricular, com autonomia didático-científica, administrativa, de execução orçamentária e disciplinar. Mais informações: USCS
Widget Dicas para Blogs
 

ESIC Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates