quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pressão alta - Campanha desse ano foca na família

,


A hipertensão arterial, popularmente conhecida como ‘pressão alta’ pode ocorrer por diferentes motivos, o mais comum é a contração dos vasos nos quais o sangue circula. Quando isso acontece, o sangue que circula com pressão elevada pode danificar os vasos sanguíneos e com o passar do tempo, esses vasos podem entupir, causando infarto; romper, causando o AVC se a lesão ocorrer no cérebro; e ainda insuficiência renal se os rins forem atingidos pela doença.

Para alertar a população sobre os risco da hipertensão e como preveni-la, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) realiza hoje (26) a campanha nacional de conscientização “Família Menos Pressão”. O tema desse ano aproveita a popularidade dos adesivos fixados em carros que retratam os integrantes das famílias e propõe a distribuição de adesivos nos quais os personagens estão realizando alguma atividade física, como futebol, corrida e natação.



A preocupação dos órgãos de saúde e profissionais com a doença é ressaltada pelos números que indicam uma incidência de aproximadamente 30% de hipertensão na população adulta, 50% na população idosa e 5% nas crianças e adolescentes. Números que preocupam tanto quanto o índice de atribuição de 40% dos infartos à hipertensão e 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC), popularmente conhecidos como ‘derrames’.

E pra quem acha que o tratamento dos hipertensos é baseado apenas na medicação, saiba que existem casos nos quais o paciente pode controlar e diminuir a pressão através da adoção de práticas saudáveis como reeducação alimentar e atividade física regular.



Confira no infográfico da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) mais informações sobre HIPERTENSÃO e lembre sempre: diagnóstico precoce e tratamento correto são fundamentais para a cura!









0 comentários to “Pressão alta - Campanha desse ano foca na família”

Postar um comentário

 

ESIC Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates