segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mulher: saúde e maternidade

,


 
O dia 28 de Maio foi escolhido como o Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres. Entenda a importância e a necessidade desse dia com as informações apresentadas no post abaixo e descubra quais as novidades dedicadas às mulheres.


Essa data específica é resultado de movimentos da Rede de Saúde das Mulheres presentes em todo o mundo. O principal objetivo é conscientizar e chamar a atenção das pessoas para a Mortalidade Materna. Isso inclui a garantia dos direitos das mulheres no que se refere á sexualidade e reprodução. Informação sobre cuidados com a saúde, acesso a atendimento médico de qualidade, métodos de prevenção seguros e um pré-natal adequado são alguns desses direitos.

Informações da Rede Feminista de Saúde [http://www.redesaude.org.br/portal/home/index.php] indicam que:

O número de mortes de mães é alto e a situação é preocupante principalmente entre as mulheres negras e aquelas que residem nas regiões Norte e Nordeste. Os índices, no entanto, não fornecem a real dimensão desta tragédia que destroça inúmeras vidas, pois, ainda, é baixa a declaração de morte materna no atestado de óbito. 


Para se ter uma ideia da extensão dessa mobilização a favor da melhoria no atendimento e recursos que são direitos das mulheres, nos EUA, a instituição EMC (Every Mother Counts – Toda mãe conta) fez um vídeo esse ano. Produzido por uma agência de publicidade de Nova York, o vídeo com cerca de 2 minutos conta com a participação de atrizes conhecidas como Jennifer Connelly, Debra Messing e também mulheres ‘desconhecidas’. A trilha sonora do vídeo foi escrita e gravada por um dos integrantes do Pearl Jam, especialmente para a campanha.
Mesmo sem legenda, vale o clique.


Segundo dados do Anuário das Mulheres Brasileiras*, em 2007 foram registrados 1.580 óbitos por mortalidade materna. Nesse mesmo ano a hipertensão foi indicada como principal causa da morte de gestantes, seguida de hemorragias, infecção puerperal e aborto.

Alguns dos direitos das mulheres:

- Dupla proteção as DSTs, como Aids;
- Planejamento Familiar através da distribuição gratuita de métodos contraceptivos, divulgação de informações e esclarecimento de dúvidas;
- Pré-natal: exames e consultas para avaliação a acompanhamento da saúde da mãe e do bebê. É oferecido gratuitamente na rede de saúde pública (SUS);
- Aleitamento materno;
- Parto: também oferecido pelo Sistema único de Saúde. A mulher tem também o direito de optar pelo procedimento pelo qual deseja passar (parto natural ou induzido), salvo casos em que por motivos clínicos a escolha da mulher apresentar risco à saúde dela e/ou do bebê;

Mais algumas informações do Ministério da Saúde:

Em 2006, o então presidente Lula criou o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal,  cujo objetivo é alcançar a meta de redução anual de 5% da mortalidade.
Um dos desafios para a redução da mortalidade materna no Brasil destaca-se as complicações por aborto ilegal, a violência contra a mulher e a feminização da epidemia de HIV/AIDS, que sinalizam para a necessidade de fortalecer a rede de atenção à mulher em situação de violência.
Se você é mulher, saiba que tem o direito de ser mãe com toda a segurança e o cuidado necessário. Assim como ver o seu filho crescer.
Se você é homem, saiba que tem o direito de ver sua mãe levando uma vida saudável, sem complicações por causa da gestação. E se você pretende ser pai, tem a obrigação de zelar pelos direitos da mãe do seu filho.



*Edição 2011 - DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

0 comentários to “Mulher: saúde e maternidade”

Postar um comentário

 

ESIC Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates