segunda-feira, 25 de junho de 2012

Beba Leite

,

O leite é um alimento essencial para a formação dos ossos e dos dentes dos recém- nascidos e para regulação de diversas funções do organismo, como as reações enzimáticas do metabolismo. Tudo isso, pois é extremamente rico em cálcio, fósforo e magnésio. Sua ingestão diária é importante ainda nos primeiros anos de vida, quando ocorre crescimento, ganho de peso e desenvolvimento neuropsicomotor.

Quando o bebê não é alimentado exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade, recomenda-se que tome uma fórmula de leite de vaca modificada, geralmente indicada por um pediatra. Essa fórmula adapta a quantidade de cálcio e proteína, acrescentando carboidrato e vitaminas, o que faz com que sua qualidade nutricional fique próxima à do leite da mãe, que possui menos cálcio e por isso maior absorção.

Algumas famílias com menor poder aquisitivo acabam utilizando o leite integral, que é mais acessível, para os bebês. É importante saber que esse tipo de leite não é indicado ao bebê com menos de seis meses, já que o trata gastrointestinal da criança ainda não está desenvolvido.



Somente a partir do primeiro ano de vida a criança pode tomar qualquer tipo de leite, tanto o longa vida, quanto o pasteurizado e o em pó. Entre os muitos tipos de leite os mais recomendados são os leites em pó e os enriquecidos com ferro e ômega 3 e 6. O leite desnatado e semidesnatado são indicados para pessoas que sofrem com doenças específicas ou com obesidade. Já o leite de soja serve como complementação alimentar.

Uma criança que não gosta de leite, pode obter a quantidade necessária de cálcio por meio de seus derivados, como iogurte, queijo. Caso esses alimentos também não sejam aceitos pela criança, o polivitamínico de cálcio, magnésio, zinco e vitaminas A e D é uma solução.

Muitas mães costumam misturar leite integral com suplementos, como a farinha láctea, por exemplo, no entanto, é preciso avaliar cada situação antes de oferecer a mistura à criança. Para isso é fundamental o acompanhamento com um profissional, afim de saber o que fazer para enriquecer os hábitos nutricionais da criança.

0 comentários to “Beba Leite”

Postar um comentário

 

ESIC Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates